ATIVIDADES EDUCATIVAS
-
Arraiá e Arrastapé no Eugênio
Forró e comidas típicas, valorizando a cultura nordestina! O Arraiá é para o público infantil e o Arrastapé para os idosos. Acontecem sempre no mês de junho, na semana anterior ao São João.
-
Arte no Eugênio
Oficinas de linguagens artísticas realizadas semestralmente com público diverso, especialmente deficientes físicos.
-
Bailinho no Eugênio
Oficina de Máscaras, desfiles e apresentação de variadas expressões artísticas seguida do baile de carnaval. Exclusivo para o público idoso.
-
Cineclube do Eugênio
Filmes sobre arte, história e temas que propiciam um bate papo salutar. Acontece na terceira sexta-feira de cada mês, voltado para adultos.
-
Dia da Consciência Negra
Mesa redonda sobre o tema, realizada anualmente no mês de novembro, seguido de debate.
-
Dia Internacional da Mulher
Roda de conversa, com mulheres, sobre o tema, realizada anualmente no mês de março.
-
Dinheiro: Trocando em Miúdos
Exposição e palestra sobre educação patrimonial e história do dinheiro, realizada em escolas públicas e particulares da cidade de Salvador – Bahia.
-
Edital de Exposições Temporárias
Visa a democratização e equidade de acesso à pauta de mostras na Galeria Francisco de Sá.
-
Escambo do Conhecimento
Oportuniza aos estudantes universitários e de ensino médio o aprimoramento profissional através de estágio curricular supervisionado.
-
Inclusão Sociodigital
Objetiva propiciar a familiarização do público menos favorecido cultural e economicamente com as novas tecnologias da informação, visando inclusão social e a empregabilidade.
-
Moral da História
Exibição de filmes infantis para o público infanto-juvenil, na terceira terça-feira de cada mês, seguido de discussão informal sobre valores éticos e morais embutidos nos enredos dos mesmos.
-
Peça do Mês
Mostra temática, pautada em datas comemorativas. utilizando acervo não exposto na exposição de longa duração.
-
Primavera nos Museus e Semana Nacional de Museus
Apresentação de expressões culturais variadas, realizadas nos meses de setembro e maio, respectivamente, com coordenação nacional do Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM.
-
Programa Museu Escola
Primeira atividade educativa implantada neste Museu está consolidada pelas redes de ensino, públicas e particulares, em seus diversos níveis. Presta um atendimento especial através de palestras, mostra de vídeos e visitas mediadas pelas exposições, a mais de 200 escolas, públicas e particulares, de Salvador, Região Metropolitana e Interior do Estado.
-
Seminário sobre Educação Patrimonial
Realizado anualmente, sempre no segundo semestre, composto por conferência, mesa redonda, comunicação oral e apresentação de pôsteres e visitas técnicas a museus do Pelourinho. É voltado para instrumentalização de professores, dentre outros profissionais, para a preservação do patrimônio cultural e disseminação da educação patrimonial.
-
Varal Cultural
Projeto de incentivo à leitura composto por oficinas, contação de histórias, visita técnica e palestras. Realizado na segunda quarta-feira de cada mês, na Biblioteca do museu.