NOSSA HISTÓRIA

Desde sua inauguração, em 1984, no Pelourinho, Centro Histórico de Salvador, esta instituição evidenciou para a Bahia a sua vocação contemporânea e ativa, transformando-se ao longo das últimas décadas em uma autêntica casa de cultura.

Em 11 de dezembro de 1984, como uma das atividades celebrativas do aniversário de 150 anos do Banco Econômico, Dr. Ângelo Calmon de Sá inaugurou este Memorial, composto pelo Museu Eugênio Teixeira Leal, Arquivo Histórico, Biblioteca, auditório e sala de vídeo, em um sobrado do século XIX, no Pelourinho, adquirido da Santa Casa de Misericórdia da Bahia, no início da década de 80. Assim, presenteou a Bahia com uma Casa de Cultura e centro de documentação, estudos e pesquisas da história socioeconômica baiana, através de seu acervo de fotografias, documentos, livros, mobiliários, pintura, moedas, medalhas, condecorações, placas, troféus, distintivos e selos, voltado à preservação da memória deste Estado. Passou a ser administrado pela Fundação Econômico Miguel Calmon.

 

Levando-se em consideração que devido a um incêndio, na década anterior, restou do imóvel apenas as paredes externas, todos os espaços internos precisaram ser reconstruídos, o que possibilitou a inclusão de elevador e ar condicionado. Por outro lado, esta reconstituição de um dos mais imponentes casarões do Centro Histórico de Salvador representou uma contribuição efetiva dessa instituição bancária ao projeto de revitalização deste importante conjunto arquitetônico, constituindo-se em uma ação pioneira à valorização e preservação do patrimônio cultural material da Bahia.

MISSÃO

Contribuir para a preservação, difusão e apropriação do patrimônio cultural, aplicando ações museológicas e atuando como referencial para o exercício da cidadania.

 

VISÃO

Ter, até o final de 2020, contribuído para o aprimoramento profissional de estudantes universitários, através da oferta de estágio supervisionado, por meio da prática de atividades administrativas, bibliotecárias e museológicas, promovendo a disseminação do conhecimento, o estímulo ao aprendizado e o intercâmbio acadêmico de forma interdisciplinar.

 

VALORES

- Empreendedorismo

- Gestão do Conhecimento

- Respeito à Diversidade

- Responsabilidade Social

- Resultados

PATRONO
ACERVO
EXPOSIÇÕES
Medalha-Eugenio_50mmAnv-By_Euler.jpg
MEDALHA EUGÊNIO TEIXEIRA LEAL

© 2020. Desenvolvido por Hugo Bispo.