Museu Eugênio Teixeira Leal realiza seminário sobre Patrimônio Cultural e Turismo



Com o tema “Patrimônio Material e Turismo”, o Museu Eugênio Teixeira Leal realizará no dia 30 de novembro, às 17h, a VIII Edição do Seminário sobre Educação Patrimonial. O evento será realizado através do canal do youtube da instituição (www.youtube.com/museueugenioteixeiraleal) e contará com as participações da Me. em Arquitetura e Urbanismo (UFSC), Maria Inés Travieso, e da Dra. em Educação (UNICAMP), Margarita Barretto.


Durante o encontro será discutido sobre o impacto que a pandemia, causada pela Covid-19, trouxe ao cenário cultural, comprometendo diretamente os setores do turismo e da cultura em diversos países, principalmente no Brasil. “É necessário repensar sobre o futuro dos museus e do turismo cultural nesse novo cenário pós-pandemia, repleto de incertezas e novos desafios”, declara a museóloga e diretora da instituição, Eliene Bina.


Sobre as Palestrantes


Maria Inés Travieso: Possui Mestrado em Arquitetura e Urbanismo (UFSC) e estágio no Programa de Posgrado, Maestría en Historia y Memoria da Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación (FaHCE/Universidad Nacional de La Plata, Argentina) onde aprofundou sua pesquisa acerca das transformações de significado urbano do Casco Fundacional de Colônia do Sacramento, no Uruguai, imbricadas à dimensão da memória.


Margarita Barretto: Possui Doutorado em Educação (UNICAMP) e estágio de pós doutorado em Antropologia Social (UFSC). Cursou graduação em Turismo e Especialização em Museologia e Metodologia do Ensino na década de 1980. Em 2015, já aposentada obteve o título de Bacharel em Museologia, com a monografia Museus-Memorial e Ditaduras. Atualmente é professora voluntária no Pós Arquitetura na Universidade Federal de Santa Catarina, onde orienta teses e dissertações relacionadas a patrimônio cultural.


Sobre o Seminário


Entre as variadas atividades culturais e educativas desenvolvidas pelo Museu Eugênio Teixeira Leal, o Seminário sobre Educação Patrimonial teve a sua primeira edição realizada em 2014, surgindo com o objetivo de reforçar a importância da conservação dos bens culturais para a preservação da memória brasileira.


SERVIÇO


VIII Edição do Seminário sobre Educação Patrimonial - Patrimônio Material e Turismo

Quando: 30 de novembro de 2021 às 17h

Onde: https://youtu.be/607S_-hTX2M

Quanto: Gratuito

11 visualizações0 comentário