Conservação
Dentro do processo de preservação e conservação do acervo da Biblioteca Innocêncio Calmon, particularmente do Arquivo Governador Dr. Francisco Góes Calmon, é imperativo a identificação dos danos que atingem os diversos documentos guardados, sejam eles publicações editadas tanto como documentos, cópias documentais, recibos em geral e manuscritos.
À luz da Conservação, a gestão dos documentos não apenas permite a real identificação e catalogação dos mesmos como uma melhora significativa do processo de administração futura destes, bem como o acesso à pesquisa e a disseminação destas informações ao público.
Para tanto, o Museu Eugênio Teixeira Leal se empenha em garantir a conservação e maneabilidade destes documentos para que a pesquisa não se encerre junto com sua degradação. E nossa tarefa é dar continuidade ao processo de conservação e digitalização do acervo da instituição.
Com a aquisição dos equipamentos através do apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Pedro Calmon (FPC) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal, a missão agora é real e torna-se cada vez mais um compromisso do Museu Eugênio Teixeira Leal / Fundação Econômico Miguel Calmon.
A seguir, apresentamos fotografias de alguns livros que fazem parte do acervo e nos quais foram diagnosticados danos decorrentes do tempo, da manipulação, ação de insetos e outros microrganismos.
Clique nas imagens para visualizar o arquivo.