top of page

Conservação

Dentro do processo de preservação e conservação do acervo da Biblioteca Innocêncio Calmon, particularmente do Arquivo Governador Dr. Francisco Góes Calmon, é imperativo a identificação dos danos que atingem os diversos documentos guardados, sejam eles publicações editadas tanto como documentos, cópias documentais, recibos em geral e manuscritos.

À luz da Conservação, a gestão dos documentos não apenas permite a real identificação e catalogação dos mesmos como uma melhora significativa do processo de administração futura destes, bem como o acesso à pesquisa e a disseminação destas informações ao público.

Para tanto, o Museu Eugênio Teixeira Leal se empenha em garantir a conservação e maneabilidade destes documentos para que a pesquisa não se encerre junto com sua degradação. E nossa tarefa é dar continuidade ao processo de conservação e digitalização do acervo da instituição. 

Com a aquisição dos equipamentos através do apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Pedro Calmon (FPC) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal, a missão agora é real e torna-se cada vez mais um compromisso do Museu Eugênio Teixeira Leal / Fundação Econômico Miguel Calmon.

A seguir, apresentamos fotografias de alguns livros que fazem parte do acervo e nos quais foram diagnosticados danos decorrentes do tempo, da manipulação, ação de insetos e outros microrganismos.

Clique nas imagens para visualizar o arquivo.

“Ensaio de Retrospecto sobre o commercio e a vida econômica e comercial na Bahia de 1823 a 1900”. 
Autor: Francisco Marques de Góes Calmon. 
Edição Especial do Centenário do Diário Oficial. S/D.

Relatório Apresentado ao Exmo. Snr. Dr. Francisco Marques de Góes Calmon, Governador do Estado pelo Secretario da Fazenda Dr. Theophilo Borges Falcão.
Autor: Gustavo Pereira da Motta Junior
Imprensa Oficial do Estado, Bahia - 1928.

Góes Calmon in Memoriam
Autores: Afranio Peixoto, Afffonso de E. Taunay, Ubaldino Gonzaga, Celso  Spinola, Braz do Amaral, Anisio S. Teixeira, Ricardo Palma.
Banco Econômico – 1933.

Mensagem Apresentada pelo EXM. SNR. Dr. Francisco de Góes Calmon, Governador do Estado da Bahia à Assembleia Geral Legislativa, por ocasião da abertura da 1º reunião ordinária da 18º legislatura em 7 de abril de 1925.
Imprensa Oficial do Estado, Bahia – 1925.

Vida Econômico-Financeira da Bahia, Elementos para a História de 1808 a 1889. 
Autor: Francisco Marques de Góes Calmon
Publicações CPE. Serie Reimpressão, 1 – 1978.

Cartilha Histórica da Bahia. Registo Político do Estado: A República e seu Governo.
Editores: Agenor Bandeira de Mello / Sílvio Batalha
Banco Econômico da Bahia, 5º Edição – 1999

História Econômica da Bahia. 1823 à 1890. 
Autor: Francisco Marques de Góes Calmon
Datilografado e assinado em 28/06/1923.

Dr. Góes Calmon. A sua vida e o seu Governo na Bahia, 
Autor: Bacharel Mario Ferreira Barbosa.
“Mandado editar pelo banco Econômico da Bahia”
Officinas da Livraria Duas Américas, Rua dos Ouvires, 7. Bahia – 1933. 

Novos documentos serão adicionados à medida que sejam avaliados.

bottom of page